
Agronegócio deve puxar a economia e fazer PIB crescer 2,3%, diz Fazenda
EM 2025
Setor foi o único que manteve a expectativa de crescimento para este ano; indústria e serviços tiveram queda nas projeções
Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda divulgou nesta quinta-feira (13) a nova projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2025, prevendo alta de 2,3%. O número representa uma leve redução em relação à estimativa anterior de 2,5%, divulgada em novembro.
A revisão foi atenuada pelo desempenho positivo da agropecuária, que deve crescer 6%, impulsionada pelas previsões otimistas para a safra, aumento do abate de bovinos e melhora climática. No entanto, segundo a subsecretária de Política Macroeconômica, Raquel Nadal, a queda na projeção reflete o impacto da alta de juros, a desaceleração econômica no quarto trimestre de 2024 e um cenário externo desafiador.
Desaceleração na Indústria e Serviços
A SPE também apontou uma desaceleração em setores produtivos importantes:
-
Indústria: Revisão de crescimento de 2,5% para 2,2%, devido à baixa na indústria de transformação e construção, apesar do avanço na indústria extrativa com novas plataformas de petróleo.
-
Serviços: Projeção reduzida de 2,1% para 1,9%, influenciada pela menor geração de empregos e queda no volume de crédito, devido ao patamar elevado dos juros.
Impacto Externo e Efeito Trump
O secretário de Política Econômica, Guilherme Mello, afirmou ser prematuro estimar o impacto das políticas comerciais do presidente norte-americano Donald Trump no crescimento econômico brasileiro. Mello ressaltou que, embora possam surgir efeitos setoriais, não há evidências claras de impactos macroeconômicos até o momento.
Título: Ministério da Fazenda reduz projeção do PIB para 2025, com foco no avanço da agropecuária
Subtítulo: Revisão aponta alta de 2,3%, destacando o crescimento do agronegócio e os desafios da indústria e serviços.
Tudo que virou notícia você confere aqui no Radar 364, Seu novo Portal de Notícias.
➡️ Siga Nosso Canal No WhatsApp