Colunas e Blogs

Ao começar o mês de Setembro, abrimos um assunto do qual foi colocado como evidência
Depressão é o assunto comentado neste mês de setembro
Ao começar o mês de Setembro, abrimos um assunto do qual foi colocado como evidência.
Depressão é o assunto comentado neste mês de setembro, e quero aqui colocar em ênfase esse assunto, (Depressão Silenciosa).
O estado de saúde de um cantor sertanejo, o qual sempre assistimos nos show’s ou em rede nacional, “a felicidade do cantor”. Sempre nos vídeos e show’s ele está sorrindo, brincando, fazendo piadas.
O cantor sertanejo Zé Neto da dupla Zé Neto e Cristiano, que cancelou sua agenda de show’s para iniciar o tratamento de saúde (saúde mental) através de uma nota publicada na rede social do cantor.
Aqui irei mencionar um pouco sobre a depressão silenciosa?
Costumamos pensar que um sorriso é indicativo de felicidade, certo?
Há pessoas, entretanto, que conseguem sorrir, viver momentos alegres e, ainda assim, nutrir sentimentos suicidas.
São aquelas afetadas pelo que se conhece popularmente como "depressão sorridente" - o termo clínico, na verdade, é depressão atípica.
É difícil identificar aqueles que sofrem da doença exatamente porque os sintomas são frequentemente mascarados por falsas demonstrações de felicidade e porque, muitas vezes, são pessoas sem motivo aparente para estarem deprimidas: têm um trabalho, uma casa, amigos e até cônjuge e filhos.
Alguns dos sintomas, contudo, podem nos ajudar a detectar quando alguém - ou nós mesmos - está deprimido, ainda que dê mostras pontuais de felicidade.
Sintomas
Eles variam de uma pessoa para outra, mas alguns são chaves:
- Uma melhora temporária do estado de ânimo - provocada, por exemplo, pela chegada de boas notícias, da mensagem de um amigo ou elogio do chefe - seguida de uma recaída;
- Aumento do apetite e ganho de peso;
- Dormir por longas horas e, ainda assim, sentir sono durante o dia (enquanto outros tipos de depressão fazem as pessoas dormirem menos);
- Sensação de torpor e peso nos braços e nas pernas em vários momentos durante o dia;
- Maior sensibilidade a críticas e rejeição, que pode afetar as relações pessoas e de trabalho.
Ao falarmos sobre saúde mental, ainda temos algumas rejeições e De acordo com pesquisa divulgada pela Eurofarma, em parceria com o Instituto Datafolha, existe ainda muito preconceito sobre a doença, e 67% dos pacientes afirmam que se esforçam para esconder o problema.
Os sintomas são evidentes e em
Alguns casos existem confusão, os sintomas são: falta de ar, taquicardia e aperto no peito nem sempre são sinais de problemas cardiovasculares ou mal estar inesperado.
Se associados a sensações de angústia, ansiedade e tristeza, sem motivo aparente, esses sintomas podem caracterizar quadros de depressão, ansiedade, síndrome do pânico e outras doenças mentais e comportamentais que merecem atenção.
— Hoje, os transtornos mentais e comportamentais mais comuns estão associados a quadros psicossomáticos, ou seja, quando há manifestação física sem uma causa médica reconhecida. Nesses casos, além do diagnóstico psicológico, o paciente pode desenvolver uma alergia desconhecida, ter falta de ar, dor de cabeça, entre outros sintomas.
As doenças psíquicas são consideradas a quarta maior causa de afastamento do trabalho, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social.
Entre os transtornos mais comuns nos dias de hoje estão a depressão, ansiedade, estresse pós-traumático, síndrome do pânico e síndrome de burnout.
— Embora sejam doenças diferentes, grande parte de seus sintomas são parecidos ou até mesmo iguais. Em alguns casos é possível ter mais de um transtorno ao mesmo tempo.
— Se os sintomas forem recorrentes e afetarem o bem-estar e andamento da rotina, o que geralmente acontece, é recomendável procurar ajuda o quanto antes.
A dificuldade de se perceber que uma pessoa que aparentemente se encontra bem está com depressão faz desta modalidade da doença mais perigosa que as outras.
Tudo que virou notícia você confere aqui no Radar 364, Seu novo Portal de Notícias.
➡️ Siga Nosso Canal No WhatsApp