
Aumento de Raios no Mato Grosso até o Final do Ano
Meteorologista alerta para tempestades e orienta sobre cuidados com eletricidade
A meteorologista e consultora da concessionária Ana Paula Paes prevê um aumento no número de raios até o final do ano devido às tempestades no estado. A previsão é de tempo nublado a encoberto, com condições para chuva moderada a localmente forte, acompanhadas de descargas atmosféricas, principalmente nas regiões de Barra do Garças, Sinop e Rondonópolis. "As rajadas de vento podem variar de 40 a 50 km/h. As temperaturas estarão estáveis," explicou.
Segundo Ana Paula, a Zona de Convergência Intertropical (ZCAS) é a responsável por esse quadro climático. "Para quinta-feira (31), os destaques são para as regiões de Barra, Sinop e Tangará. Na sexta-feira (01), os ventos devem estar mais intensos no estado, principalmente em Tangará, Sinop, região Metropolitana e Rondonópolis."
A Energisa Mato Grosso mantém equipes de prontidão e reforça as orientações de segurança para evitar acidentes com eletricidade durante os dias chuvosos. Heitor Galdino, coordenador de saúde e segurança da Energisa, alerta: "Essas chuvas podem vir acompanhadas de ventos fortes que causam quedas de árvores, destelhamentos, quebra de postes e rompimentos de cabos de energia, prejudicando o fornecimento de energia. Algumas atitudes inseguras podem colocar em risco a vida da população".
Entre os cuidados recomendados está evitar ficar exposto a céu aberto durante a aproximação de um temporal. "Se estiver fora de casa, busque um local fechado para se abrigar e, consequentemente, evitar acidentes com raios," aconselhou Heitor.
Tudo que virou notícia você confere aqui no Radar 364, Seu novo Portal de Notícias.
➡️ Siga Nosso Canal No WhatsApp