• Mundo  •  08/12/2024  •  3 meses atrás
Benjamin Netanyahu afirma que Israel ajudou a derrubar Assad na Síria

Benjamin Netanyahu afirma que Israel ajudou a derrubar Assad na Síria

Segundo Netanyahu, conflitos entre Israel, Irã e Hezbollah tiveram influência direta na queda de Assad na Síria

Benjamin Netanyahu comemorou a queda de Bashar al-Assad na Síria, e disse que Israel ajudou na derrubada do regime por meio de ações contra o Irã e o Hezbollah. A fala do premiê israelense aconteceu neste domingo (8/12), em um comunicado diretamente da fronteira entre os dois países.

“Este colapso é o resultado direto da nossa ação enérgica contra o Hezbollah e o Irã, principais apoiantes de Assad. Isso desencadeou uma reação em cadeia de todos aqueles que querem ser libertados deste regime opressivo e tirânico”, disse Netanyahu.

Desde o início da guerra civil na Síria, em 2011, Irã e Hezbollah passaram a apoiar o ex-presidente Bashar al-Assad no conflito que envolveu diversos atores.

Nos últimos meses, no entanto, o grupo libanês sofreu baixas importantes nas suas principais fileiras após Israel iniciar uma ofensiva no Líbano, o que também representou uma perda para o Irã, apontado como principal financiador do Hezbollah.

No pronunciamento, Netanyahu ainda ordenou o envio de militares para uma zona-tampão nas Colinas de Golã, território sírio parcialmente ocupado por Israel desde 1967. Segundo o premiê israelense, a medida visa garantir a segurança do país.

Após 24 anos no poder, Assad viu seu regime ruir neste domingo após uma ofensiva de grupos jihadistas liderado pelo Hayat Tahrir Al-Sham (HTS).

A ação começou em 27 de setembro, com um avanço surpreendente dos rebeldes que chegaram à capital da Síria, Damasco, 12 dias depois do início dos ataques contra posições antes ocupadas por forças ligadas a Assad.


Tudo que virou notícia você confere aqui no Radar 364, Seu novo Portal de Notícias.
➡️ Siga Nosso Canal No WhatsApp