
Bloqueio do aplicativo X no Brasil após decisão do STF e da Anatel
Determinação judicial leva operadoras e provedores de internet a suspenderem o acesso
O aplicativo X foi bloqueado no Brasil após uma determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF, e da Anatel. O bloqueio ocorreu devido à falta de cumprimento de decisões judiciais e ao não pagamento de multas. A Anatel está notificando cerca de 20 mil provedores de internet no país para que cumpram a determinação.
Isso inclui grandes empresas como Claro, TIM e Vivo, bem como provedores locais em cidades pequenas. A previsão é que o bloqueio seja feito gradualmente, em um efeito cascata, com a estimativa de que leve cerca de 24 horas para ser concluído. A expectativa é que o X fique fora do ar em todo o país até a noite deste sábado.
As empresas de telecomunicações afirmaram que vão cumprir as decisões judiciais relacionadas ao bloqueio do X no Brasil. A Conexis Brasil Digital, que representa várias operadoras, afirmou que todas irão seguir a determinação judicial, apesar de não confirmarem o horário exato do bloqueio de cada uma. O acesso ao X por meio de redes móveis de algumas operadoras já estava indisponível no início da madrugada.
A decisão de bloquear o X foi tomada depois que o STF intimou Elon Musk, dono da plataforma, a nomear um novo representante legal no Brasil, sob pena de suspensão da rede social. O prazo dado para o cumprimento da ordem foi de 24 horas, mas a empresa não cumpriu.
O X anunciou o fechamento de seu escritório no Brasil após decisões judiciais anteriores não serem cumpridas. Diante da ausência de representantes da empresa no país, o STF bloqueou as contas da empresa Starlink, também de propriedade de Musk, como forma de garantir o pagamento de multas. Apesar da saída anunciada do Brasil, o X ainda mantém sua empresa ativa no país, mas com os funcionários demitidos.
Tudo que virou notícia você confere aqui no Radar 364, Seu novo Portal de Notícias.
➡️ Siga Nosso Canal No WhatsApp