• Meio Ambiente  •  14/11/2024  •  4 meses atrás
Brasil está entre países do G20 com maior proporção de área protegida

Brasil está entre países do G20 com maior proporção de área protegida

País protege 26,7% de áreas marinhas e 30,6% de território terrestre


O Brasil está entre os cinco países do G20 com as maiores proporções de território protegido, tanto em ecossistemas terrestres quanto marinhos, de acordo com um estudo do IBGE. O estudo analisa indicadores relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, como manejo sustentável da água, conservação dos mares e proteção dos ecossistemas terrestres. O objetivo da publicação é fornecer subsídios para discussões sobre a conservação e gestão ambiental no âmbito do G20.

A Agenda 2030 foi estabelecida em 2015 pelos 193 Estados-Membros da ONU e conta com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, cada um com metas específicas. O Brasil ocupará o posto de presidência do G20 até novembro, quando a presidência será passada para a África do Sul.

A Cúpula dos Líderes do G20, que encerrará a presidência brasileira, será realizada nos dias 18 e 19 de novembro. O país é destaque por suas iniciativas de proteção ambiental e sua presença entre os principais países do G20 nesse aspecto.

O estudo do IBGE em 2023 analisa a proteção ambiental em dois aspectos: a proporção das áreas protegidas em relação ao território total do país e em relação aos Key Biodiversity Areas (KBAs), que são locais importantes para a biodiversidade. O Brasil tem 30,6% do território terrestre protegido, colocando-o em segundo lugar no G20, atrás da Alemanha. No entanto, quando comparado com a área dos KBAs, o país cai para a sétima posição. Apesar das iniciativas de proteção, o Brasil foi um dos países do G20 que mais perdeu cobertura florestal nas últimas duas décadas.

Entre 2000 e 2015, a taxa de perda foi de 0,6% ao ano, enquanto entre 2015 e 2020 houve uma desaceleração para 0,29% ao ano. China e Itália tiveram os maiores aumentos na cobertura florestal nesse último período, enquanto Indonésia e Argentina tiveram as maiores reduções. O estudo inclui dados de todos os 19 países do G20, que representam a maioria da economia global e da população mundial.

Além das informações sobre as áreas protegidas e a cobertura florestal, são apresentados dados sobre a área verde total de cada país do G20 e, no caso do Brasil, a divisão por biomas.

Território Marinho

Segundo o IBGE, o Brasil protege 26,7% de seu território marinho, sendo líder entre os países da América do G20. As unidades de conservação marinhas contribuem para recuperar estoques pesqueiros, regular o clima e proteger a costa. Em 2018, foram criadas duas novas áreas de proteção: a Área de Proteção Ambiental do Arquipélago de Trindade e Martim Vaz, no Espírito Santo, e o Monumento Natural do Arquipélago de São Pedro e São Paulo, em Pernambuco. 

O Brasil mantém a quinta posição no ranking de proteção em relação aos KBAs marinhos, com 71,7%, atrás do Reino Unido, França, Alemanha e Itália. A publicação destaca que o Brasil está à frente de países como Japão, Austrália, África do Sul, Argentina, Coreia do Sul e Indonésia, onde os territórios marinhos têm importância global para a distribuição de espécies.
(25,7%).

Coleção
Este é o segundo volume da coleção Criando Sinergias entre a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e o G20. Publicado em abril, o primeiro volume tratou de temas relacionados à desigualdade, analisando indicadores relacionados com os ODS 1 (acabar com a pobreza), 3 (assegurar vida saudável para todos), 4 (assegurar educação inclusiva, equitativa e de qualidade), 5 (alcançar igualdade de gênero), 8 (promover crescimento econômico inclusivo e sustentável), 10 (reduzir desigualdade entre países) e 16 (promover sociedades pacíficas).

Nesta quinta-feira (14), o IBGE publicou também nova edição do primeiro volume trazendo alguns ajustes. Além disso, incrementou a coleção com um caderno de mapas que buscam sintetizar dados contidos nos dois volumes.

 


Tudo que virou notícia você confere aqui no Radar 364, Seu novo Portal de Notícias.
➡️ Siga Nosso Canal No WhatsApp