• Cidades  •  11/02/2025  •  2 semanas atrás
Centro de Treinamento Automotivo vai fomentar a formação de mão de obra no Sul de MT

Centro de Treinamento Automotivo vai fomentar a formação de mão de obra no Sul de MT

O Centro tem como principal função capacitar mão de obra qualificada para o setor automotivo

O município de Rondonópolis e região ganhou nesta segunda-feira (10/02) um Centro de Treinamento Automotivo, fruto da parceria entre o Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Rondonópolis e da Região Sul de Mato Grosso (Sindimec Sul MT), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) e a iniciativa privada. O Centro tem como principal função capacitar mão de obra qualificada para o setor automotivo da região sul de Mato Grosso.

Para a presidente do Sindimec Sul MT, Marília Santos de Almeida, o Centro de Treinamento Automotivo é uma conquista para o setor, pois o segmento sofre com a falta de qualificação dos profissionais que atuam nas empresas.

“Agora, com o Centro de Treinamento, nós vamos conseguir trazer mais pessoas para o mercado de trabalho com esta qualificação profissional. Este local representa inovação, tecnologia de ponta e mão de obra qualificada, assim vamos conseguir atender as demandas do nosso estado com muitos profissionais”, explicou.

No total, foram investidos mais de R$ 3,8 milhões em infraestrutura, equipamentos e veículos didáticos que serão utilizados em aulas práticas, inclusive na nova tecnologia de automóveis híbridos. O Centro terá capacidade de qualificar 400 novos profissionais a cada ano, em diversas áreas do segmento automotivo, abrangendo tanto a linha leve quanto a pesada.

O diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, explica que o projeto nasceu de uma demanda do Sindimec Sul MT, e que o Sistema da Federação das Indústrias, por meio do Senai, viabilizou sua implantação.

“Desta forma, está sendo atendida a demanda do sindicato e do setor automotivo aqui de Rondonópolis, apoiando a formação da força de trabalho na região. Neste Centro, formaremos profissionais nas tecnologias tradicionais do segmento automotivo e também em tecnologias novas, incluindo todo tipo de manutenção para carros híbridos”, pontuou.

O Grupo Mônaco é o parceiro da iniciativa privada que abraçou o projeto. Para o presidente do grupo, Rui Dernadin, a crescente preocupação com a falta de mão de obra qualificada no setor automotivo de Mato Grosso motivou a empresa a entrar na parceria com o Senai e o Sindimec Sul MT.

“É uma parceria que faz muito sentido, porque o que ela nos custa é muito menor do que a evasão de pessoal não preparado ou a falta de qualificação. Muitas vezes temos que formar pessoas fora do estado. Então, na nossa visão, este projeto tem um longo caminho a percorrer, pois a defasagem é grande e vamos precisar acelerar muito nos próximos anos para chegarmos a um nível de equilíbrio entre a necessidade do mercado e a disponibilidade de profissionais qualificados”, finalizou.

O Centro de Treinamento Automotivo de Rondonópolis contará com três formas de formatação de turmas:

  1. Parcerias com o Sindimec Sul MT e seus associados – Formação de novos profissionais e requalificação de colaboradores das empresas associadas.
  2. Cursos sob demanda – Empresas poderão solicitar a qualificação específica de seus funcionários.
  3. Atendimento à comunidade em geral – Qualificação aberta ao público, dentro do portfólio do Senai.

Curso em Oferta

O Centro de Treinamento Automotivo de Rondonópolis já disponibiliza, neste primeiro momento, cursos técnicos em Manutenção Automotiva, além de qualificações específicas e avançadas para:

  • Mecânico de Veículos Leves
  • Mecânico de Veículos Pesados Rodoviários
  • Eletricista Veicular

Para mais informações, entre em contato com o Sindimec Sul MT pelos telefones:
? (66) 3421-4947
? (66) 99657-0169


Tudo que virou notícia você confere aqui no Radar 364, Seu novo Portal de Notícias.
➡️ Siga Nosso Canal No WhatsApp