• Saúde  •  24/09/2024  •  5 meses atrás
Clima seco: veja dicas para reduzir o impacto na saúde

Clima seco: veja dicas para reduzir o impacto na saúde

Especialistas ensinam estratégias para reduzir os efeitos do clima seco e melhorar o bem-estar nesse período

A primavera começou com clima seco e temperatura elevada, com céu encoberto pela fumaça das queimadas. O Instituto Nacional de Meteorologia prevê temperaturas mais amenas no início da estação, mas a média dos próximos meses será de calor atípico em todo o país.

As condições climáticas e a poluição atmosférica associadas à baixa umidade do ar e ondas de calor requerem cuidados extras com a saúde, podendo causar ressecamento do nariz e garganta, desidratação e agravamento de problemas respiratórios.

Glenda Naila de Souza, professora da área da saúde, recomenda atenção redobrada e observar alertas meteorológicos e qualidade do ar.

Para proteger a saúde durante o tempo seco, é aconselhado usar um umidificador de ambientes ou deixar água evaporar para aumentar a umidade do ar, manter portas e janelas fechadas em dias com fumaça e poluição, usar máscaras em áreas afetadas por incêndios, reduzir a exposição solar, usar protetor solar e hidratante, ficar atento a sintomas de irritação nos olhos e garganta, alergias e problemas de saúde respiratórios.

Em casos de necessidade, procurar atendimento médico e manter os medicamentos prescritos à mão para crises respiratórias agudas.
 


Tudo que virou notícia você confere aqui no Radar 364, Seu novo Portal de Notícias.
➡️ Siga Nosso Canal No WhatsApp