• Justiça  •  27/01/2025  •  4 semanas atrás
Comarca de Rondonópolis realiza palestra com psiquiatra sobre saúde mental

Comarca de Rondonópolis realiza palestra com psiquiatra sobre saúde mental

A juíza e diretora do foro, Aline Luciane Ribeiro Quinto Bissoni, foi a responsável pela iniciativa de convidar o médico

A diretoria do foro da comarca de Rondonópolis, juntamente com a equipe da Divisão de Qualidade de Vida do Fórum, realizou uma palestra com o médico psiquiatra Diego de Souza Vacari, em alusão ao Janeiro Branco, mês de conscientização sobre saúde mental, com o tema “Quem cuida da mente, cuida da vida”. O evento ocorreu na última quinta-feira (23 de janeiro), no Plenário do Tribunal do Júri, que ficou lotado de servidores interessados em cuidar mais de si.
A juíza e diretora do foro, Aline Luciane Ribeiro Quinto Bissoni, foi a responsável pela iniciativa de convidar o médico. “O doutor Diego é um psiquiatra renomado aqui da cidade, tem bastante atuação profissional, é coordenador do Hospital Paulo de Tarso, que é o nosso hospital psiquiátrico na cidade, e ele trabalha com uma atenção muito humanizada e muito relevante para a saúde mental da cidade de Rondonópolis. Então é até difícil conseguir horário com ele, porque ele atua na rede pública e privada”.

Conforme a magistrada, em sua palestra, o médico abordou a saúde mental de forma ampla, levando informações das áreas que mais afetam o cotidiano da maioria das pessoas. “A saúde mental tem sido muito debatida porque o Brasil está em primeiro lugar no mundo como o país mais ansioso. E em termos de depressão, é o terceiro do mundo com mais casos registrados. Então a palestra dele foi muito profunda. Ele explicou sobre os números das doenças mentais, desmistificou alguns preconceitos que todos temos em relação à saúde mental. Não é um ‘problema de loucos’, como ele disse, é algo que realmente afeta grande parte da população em geral. E muitos até não falam sobre isso porque sentem constrangimento. E ele disse que é preciso falar”, relata.

A palestra do médico Diego Vacari também abordou sobre a gravidade do uso indiscriminado de telas, especialmente por crianças e adolescentes, e o quanto isso pode ser prejudicial para a saúde mental por ser grande gerador de ansiedade. Como solução, o palestrante apontou a necessidade do controle do tempo de tela para preservação e cuidado com a saúde mental. “Foi um estímulo! Todos ficaram muito interessados, os servidores compareceram massivamente e todos os feedbacks que eu tive foram muito positivos sobre a iniciativa”, comenta a juíza Aline Bissoni.  

A diretora do foro de Rondonópolis informa que, neste Janeiro Branco, outras medidas de conscientização têm sido tomadas para alertar a todos os magistrados e servidores da comarca.

“As demais medidas que a Divisão de Qualidade de Vida e a diretoria do foro estão adotando são a colocação de lembretes nos murais do fórum sobre a importância do cuidado com a saúde mental. A equipe do Bem Viver, chefiada pela Patrícia, que é nossa psicóloga credenciada, no que toca à questão psicológica, tem comparecido a todas as secretarias e gabinetes e, nesta semana, isso será intensificado para os servidores pararem alguns minutinhos para refletir obre alguns pontos que serão levados, para que todos, de alguma forma, sejam tocados, pessoalmente ou até em relação a familiares e conhecidos que precisam dessa atenção. É uma coisa que ninguém está livre. Então acho que o assunto está sendo bem abordado aqui no fórum, felizmente”, avalia a juíza. 


Tudo que virou notícia você confere aqui no Radar 364, Seu novo Portal de Notícias.
➡️ Siga Nosso Canal No WhatsApp