
Cometa do Século poderá ser observado no Brasil ainda em setembro
Máxima aproximação do C2023 A3 será em 13 de outubro
A passagem do cometa C2023 A3 (Tsuchinshan-Atlas) pela Terra a partir de 22 de setembro é um evento imperdível para os interessados em astronomia. O cometa foi descoberto no início de 2023 e está sendo chamado de Cometa do Século devido à sua possível intensa luminosidade. Até a última semana de setembro, o cometa estará muito próximo do Sol, o que dificultará a observação, mas a partir de 22 de setembro será visível ao amanhecer e posteriormente após o pôr do sol.
Com o periélio previsto para 27 de setembro a uma distância de aproximadamente 58,5 milhões de quilômetros da Terra, e a máxima proximidade em 13 de outubro a uma distância de cerca de 70,7 milhões de quilômetros, os observadores terão a oportunidade de visualizar o cometa em diferentes momentos. A observação pode não ser possível a olho nu devido à imprevisibilidade do brilho do cometa, sendo recomendado o uso de binóculos ou telescópios.
Os interessados devem olhar para o horizonte oeste, na direção do pôr do sol, para avistar o cometa. O C2023 A3 passará pelas constelações de Virgem em setembro e Serpente e Ofiúco em outubro. A maior dificuldade será encontrar um local com horizonte oeste livre, já que o cometa estará baixo no céu, a até 30 graus de altura.
O cometa pode atingir uma magnitude de −3, indicando uma alta luminosidade. Para efeito de comparação, o cometa Hale-Bopp em 1997 alcançou uma magnitude máxima de −1,8. A observação do Cometa do Século está inclusa no guia de principais fenômenos astronômicos do Observatório do Valongo da UFRJ, permitindo aos interessados acompanhar também eclipses, aproximações de planetas e chuvas de meteoros.
Tudo que virou notícia você confere aqui no Radar 364, Seu novo Portal de Notícias.
➡️ Siga Nosso Canal No WhatsApp