• Educação  •  08/11/2024  •  4 meses atrás
Conselho Nacional de Educação aprova novas diretrizes do ensino médio

Conselho Nacional de Educação aprova novas diretrizes do ensino médio

Resolução estabelece itinerários formativos com disciplinas opcionais

O Conselho Nacional de Educação aprovou por unanimidade a resolução que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais do Novo Ensino Médio, com base na lei sancionada pelo presidente Lula. 

As mudanças na oferta curricular podem ser implementadas em 2025 ou obrigatoriamente em 2026, de acordo com cada rede de ensino. 

Mais de 200 técnicos de educação estão em formação para desenvolver planos de ação.

A carga horária mínima do novo ensino médio foi ampliada para 3 mil horas, divididas em 1 mil horas para cada ano, com 200 dias letivos de cinco horas cada. 

O currículo inclui disciplinas obrigatórias e itinerários formativos, com pelo menos dois itinerários opcionais para os alunos. 

A resolução estabelece diretrizes para os itinerários formativos, ampliando os conhecimentos em áreas específicas ou em formação técnica e profissional.

Os estudantes, com ajuda dos professores, poderão definir seus percursos educacionais durante a construção de seus projetos de vida. 

A resolução também aborda as mudanças nas avaliações do ensino médio, como no Enem e no Saeb, que serão ajustadas pelo Inep para se adequarem às novas diretrizes.
 


Tudo que virou notícia você confere aqui no Radar 364, Seu novo Portal de Notícias.
➡️ Siga Nosso Canal No WhatsApp