• Technologia  •  25/07/2024  •  8 meses atrás
Cresce proporção de pessoas que trocam celulares Android por iPhone

Cresce proporção de pessoas que trocam celulares Android por iPhone

Os resultados foram mostrados por meio de um relatório do Consumer Intelligence Research Partners (CIRP)

Trata-se de uma porcentagem maior do que a vista no mesmo período de anos anteriores. Em 2023, essa proporção era de apenas 10%, por exemplo.

Os números são considerados ainda mais impressionantes ao considerar que a Apple sequer lançou um novo iPhone durante o segundo trimestre. O mesmo foi percebido nos anos anteriores, já que os principais celulares da empresa costumam chegar no mês de setembro.

A pesquisa do CIRP não específica os motivos que justificariam a maior adoção pelo iPhone.

No entanto, vale destacar que a Apple atualizou outras linhas de produtos durante o período, com destaque para o iPad Pro e iPad Air anunciados em maio. Portanto, é possível que os produtos tenham, em alguma medida, incentivado consumidores a trocarem o ecossistema todo.

Por outro lado, a durabilidade e falta de inovação nos celulares da própria Apple também pode ser causadora do fenômeno, já que pessoas se sentiriam menos incentivadas a trocarem seus iPhones por novos iPhones. Trata-se de uma interpretação alternativa que também é condizente com os resultados mostrados pelo CIRP. 

Ao longo dos últimos meses, o Google trabalha em parceria com marcas como a Samsung para trazer novos recursos de inteligência artificial (IA), algo que tem sido considerado por analistas como o “motor” do mercado de smartphones nos próximos meses.

Entretanto, a Apple também tem a sua solução própria de IA, com recursos como edição avançada de fotos, auxílio em textos, integração aprimorada com a assistente Siri e mais.

 

Apple não lançou novos celulares no período analisado (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)

Fonte: CIRP