
Defeso da Piracema em Mato Grosso será entre 1º de outubro e 31 de janeiro
Estudos de Monitoramento Reprodutivo dos Peixes de Interesse Pesqueiro no Estado definiu estratégia de atuação
O período de defeso da piracema em Mato Grosso de 2024 será entre os dias 1º de outubro a 31 de janeiro de 2025, conforme decisão do Conselho Estadual de Pesca. Durante esse período, apenas a pesca de subsistência e desembarcada será permitida nos rios das bacias hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia-Tocantins, desde que seja realizada de forma artesanal por ribeirinhos ou tradicionais para alimentação familiar. Os estudos de monitoramento reprodutivo dos peixes de interesse pesqueiro em Mato Grosso embasaram a decisão de manter o mesmo período de defeso dos anos anteriores.
A Universidade Federal de Mato Grosso está envolvida na coleta e atualização dos dados do monitoramento da reprodução de peixes desde 2003, o que auxilia na probabilidade reprodutiva. O presidente do Cepesca ressaltou a importância desses dados anuais para embasar as decisões do Conselho. Esse órgão colegiado atua na proposição de políticas públicas para a pesca, contando com representantes de diversas entidades.
É importante ressaltar que a pesca é proibida durante todo o ano em unidades de conservação de proteção integral, das quais Mato Grosso possui 68 áreas. Quem deseja pescar em rios como o Paraguai ou Juruena deve atentar para as áreas de Unidades de Conservação, como o Parque Nacional do Juruena e o Parque Estadual Igarapés do Juruena. As regras nessas áreas são mais restritivas devido à necessidade de proteção da biodiversidade. A utilização dos recursos naturais nesses locais é permitida apenas de forma indireta, como recreação, turismo ecológico, pesquisa científica e educação ambiental.
Tudo que virou notícia você confere aqui no Radar 364, Seu novo Portal de Notícias.
➡️ Siga Nosso Canal No WhatsApp