• Meio Ambiente  •  11/09/2024  •  6 meses atrás
Dia do Cerrado: bioma é o segundo mais ameaçado no país

Dia do Cerrado: bioma é o segundo mais ameaçado no país

Estudo mostra que área perdeu 27% de vegetação nativa em 39 anos


O Cerrado, o segundo maior bioma do Brasil, está sofrendo ameaças significativas à sua biodiversidade e serviços ecossistêmicos, com uma perda de 27% de sua vegetação nativa nos últimos 39 anos, representando 38 milhões de hectares. 

A savana brasileira ocupa 25% do território nacional, mantendo áreas de transição com outros biomas e sendo considerada a savana mais biodiversa do planeta.

Durante esse período, o Cerrado teve 88 milhões de hectares afetados pelo fogo, causando a perda de 9,5 milhões de hectares. 

As mudanças climáticas e o uso indiscriminado do fogo estão ameaçando a integridade da cobertura natural do bioma. 

É essencial implementar políticas públicas que promovam conscientização, monitoramento e leis rigorosas contra queimadas ilegais para proteger o Cerrado.

A perda do Cerrado significa também perder sua capacidade de reter gás carbônico, recarregar águas subterrâneas e manter o ciclo hídrico. 

As áreas úmidas do bioma estão secando, e a expansão da agricultura sobre essas áreas pode afetar o abastecimento hídrico e aumentar a vulnerabilidade a desastres climáticos e perda de biodiversidade.

Organizações da sociedade civil lançaram a campanha "Cerrado, Coração das Águas" para sensibilizar sobre a importância do bioma e os desafios enfrentados para sua preservação. 

O site da campanha reúne informações sobre o Cerrado, suas características, biodiversidade, povos, turismo e ações para a preservação, além de compartilhar boas histórias dessa "floresta invertida".
 


Tudo que virou notícia você confere aqui no Radar 364, Seu novo Portal de Notícias.
➡️ Siga Nosso Canal No WhatsApp