• Technologia  •  10/02/2025  •  2 semanas atrás
Elon Musk diz que não vai comprar o TikTok: entenda o caso

Elon Musk diz que não vai comprar o TikTok: entenda o caso

Após um rumor sobre a aquisição da rede social pelo bilionário

Elon Musk afirmou que não irá comprar o TikTok, com a justificativa de que “normalmente cria empresas do zero”, após um rumor sobre a aquisição da rede social pelo bilionário. A declaração foi feita no evento de negócios WELT Economic Summit que ocorreu em janeiro sendo publicada no sábado (8).

Segundo o portal Bloomberg, na conferência, Elon Musk realçou que não estaria ansioso para adquirir o TikTok, assim como afirmou não ter feito nenhuma oferta de compra do aplicativo.

A negativa do empresário veio após rumores da aquisição do aplicativo de ByteDance que está sob uma ordem de proibição nos Estados Unidos (EUA), que foi prorrogada após o presidente dos EUA, Donald Trump, assinar uma ordem executiva em janeiro que adiou o banimento do TikTok por 70 dias. 

O TikTok será banido?

Elon Musk enfatizou seu desinteresse em comprar o TikTok, assim como negou ter apresentado qualquer proposta de aquisição do aplicativo. Essa declaração do empresário surgiu em meio a especulações sobre a compra do aplicativo pertencente à ByteDance, que enfrenta uma proibição nos Estados Unidos.

Contudo, outros nomes do mercado podem se apresentar como interessados na compra da operação da plataforma para reverter o veto no país.

Vale lembrar que o bloqueio foi pausado quando o presidente Donald Trump assinou uma ordem executiva em janeiro, o que adiou o banimento do TikTok por mais 70 dias.

Quem vai comprar o TikTok?

Alguns empresários demonstraram interesse em adquirir o aplicativo chinês, inclusive o youtuber Jimmy Donaldson, mais conhecido como Mr.Beast, que anunciou sua intenção de comprar o TikTok em uma publicação na própria plataforma.

O presidente dos Estados Unidos também expressou seu desejo de que figuras como Elon Musk ou Larry Ellison, da Oracle, apresentassem propostas para a compra do aplicativo pertencente à ByteDance.

Contudo, apesar dos interesses e possíveis ofertas, a empresa chinesa avisou que não tem interesse algum de vender a plataforma para algum comprador. 

Por que os EUA querem banir o TikTok?

Em abril de 2024, o ex-presidente dos EUA, Joe Biden, sancionou uma legislação que determinava um período inicial de três meses, com a possibilidade de extensão por até 90 dias adicionais, para que a ByteDance, empresa responsável pelo TikTok, vendesse o aplicativo.

A decisão foi motivada por preocupações de segurança nacional, com a advertência de que a recusa em cumprir a lei levaria à remoção da plataforma de compartilhamento de vídeos das lojas de aplicativos nos Estados Unidos.

Isso se deve às acusações feitas pelos Estados Unidos contra o TikTok de coletar e compartilhar dados de usuários americanos com o governo da China em 2020, durante o primeiro mandato de Donald Trump como presidente. 

Esse conflito se arrastou por vários anos, incluindo depoimentos de executivos do TikTok perante a justiça americana, e resultou na ação de veto à rede social.


Tudo que virou notícia você confere aqui no Radar 364, Seu novo Portal de Notícias.
➡️ Siga Nosso Canal No WhatsApp