Colunas e Blogs

Estilo pessoal, por que definir o seu?
Antes de seguir dicas de estilo como: "O que não pode faltar no guarda-roupa de toda mulher", precisamos entender se essas peças fazem sentido na sua vida e como uma "camisa branca" por exemplo, irá representar sua personalidade e quem você é. Como será essa camisa? A modelagem mais ajustada ou uma oversize? Qual tecido é mais adequado ao clima da minha cidade? Será que a cor branca é a melhor pra minha rotina? Essas perguntas trazem reflexão e consciência, além de exigirem autoconhecimento. Em resumo, não funciona seguir dicas de estilo genéricas.
A palavra "estilo" vem do latim "stilus," que originalmente era um objeto usado na Roma antiga para escrever. Com o tempo, passou a significar a maneira específica de se expressar, seja na escrita, arte, moda, ou comportamento, refletindo individualidade e identidade. Estilo é sua marca no mundo.
Não ter um estilo pessoal definido pode trazer alguns prejuízos, como:
- Ser uma "fashion victim - vítima da moda": Sem um estilo definido, é fácil cair na armadilha de seguir todas as tendências, modismos sem critérios, sem considerar se eles realmente combinam com seu corpo, personalidade ou estilo de vida.
- Dificuldade em se expressar: Seu estilo é uma forma de comunicação não-verbal. Sem ele, pode ser mais difícil expressar sua identidade e valores e princípios através da aparência.
- Gastos desnecessários: Não ter clareza sobre o que realmente combina com você, te leva a compras impulsivas ou erradas, resultando em um guarda-roupa cheio de peças que não são usadas.
- Insegurança e falta de confiança: A falta de autoconfiança impacta negativamente a credibilidade pessoal e profissional.
Descobrir seu estilo pessoal envolve autoconhecimento e experimentação. E para te ajudar neste processo, deixo aqui algumas perguntas e exercícios:
Em uma palavra, qual mensagem a sua imagem transmite atualmente?
Você se sente bem ao se olhar no espelho?
Como você gostaria de ser lembrado?
Analise seu guarda-roupa: Revise as roupas que você já possui. Quais peças você usa com frequência? Perceba as cores, estampas e tecidos. Quais fazem você se sentir bem? Essas escolhas frequentes podem dar pistas sobre seu estilo.
Teste e experimente: Não tenha medo de experimentar diferentes estilos, cores, e combinações. Visite lojas e prove roupas fora do seu habitual para descobrir novas possibilidades.Observe se é funcional, se cabe ao seu ambiente e rotina.
Busque referências: Para clarear seu estilo crie pastas no Pinterest ou painéis com imagens de looks que você gosta e não gosta. Isso ajudará a identificar o que incorporar ou excluir do seu guarda-roupa.
O estilo pessoal é dinâmico e pode mudar ao longo do tempo. Permita-se experimentar e evoluir, adaptando sua imagem às novas fases da vida. Vestir-se de forma autêntica, com uma autoimagem coerente, é uma maneira poderosa de deixar sua marca no mundo e expressar autoestima
Tudo que virou notícia você confere aqui no Radar 364, Seu novo Portal de Notícias.
➡️ Siga Nosso Canal No WhatsApp