• Meio Ambiente  •  09/08/2024  •  7 meses atrás
Inpe aponta redução de 51% em um ano no desmatamento na Amazônia Legal de MT

Inpe aponta redução de 51% em um ano no desmatamento na Amazônia Legal de MT

Resultado positivo reflete atuação do Comitê Estratégico para Combate ao Desmatamento Ilegal, Exploração Florestal Ilegal e aos Incêndios Florestais do Estado

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/Deter) informou uma redução significativa de 51% nos alertas de desmatamento no Bioma Amazônico de Mato Grosso entre agosto de 2023 e julho de 2024, em comparação com o ano anterior. Essa diminuição também foi observada nos dados dos nove estados da Amazônia Legal, com uma queda de 45% em relação à média histórica dos últimos oito anos.

No período de um ano, Mato Grosso registrou 845 km² de desmatamento, em comparação com os 1.734 km² registrados no ano anterior e uma média de 1.420 km² por ano nos últimos oito anos.

Essa redução nos alertas de desmatamento é atribuída à atuação do Estado, que tem adotado medidas mais rigorosas de responsabilização por crimes ambientais, além de utilizar estratégias e tecnologias para aprimorar a fiscalização.

O secretário executivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Alex Marega, destaca o trabalho conjunto do Comitê Estratégico para Combate ao Desmatamento Ilegal, Exploração Florestal Ilegal e aos Incêndios Florestais de Mato Grosso (Cedif) e ressalta a importância do monitoramento em tempo real para detectar e responsabilizar os infratores.

Operação Amazônia

No primeiro semestre de 2024 foram 196 operações com a fiscalização de 38 madeireiras. Foram emitidos 2.532 alertas de desmatamento e apreensão de 71 tratores, 57 esteiras, 52 caminhões, 20 barcos e 14,23 mil m3 de madeira apreendida.

Dados do Deter/Inpe

O Deter é um levantamento rápido de alertas de evidências de alteração da cobertura florestal na Amazônia feito pelo INPE. Foi desenvolvido como um sistema de alerta para dar suporte à fiscalização e ao controle de desmatamento e da degradação florestal realizadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e demais órgãos.

 

Tudo que virou notícia você confere aqui no Radar 364, Seu novo Portal de Notícias.
➡️ Siga Nosso Canal No WhatsApp