
Israel aprova lei que proíbe agência da ONU de distribuir ajuda em Gaza
Mais de 1,9 milhões de palestinianos estão deslocados das suas casas
O parlamento israelita aprovou esta segunda-feira legislação que poderá ameaçar o trabalho da principal agência das Nações Unidas (ONU) que presta ajuda à população de Gaza, impedindo-a de operar em solo israelita.
O projeto de lei proíbe a agência da ONU para os refugiados palestinianos (UNRWA) de realizar “qualquer atividade” ou prestar qualquer serviço dentro de Israel.
A legislação, que não entrará em vigor imediatamente, pode comprometer o já frágil processo de distribuição de ajuda, numa altura em que a crise humanitária em Gaza está a agravar-se e Israel se encontra sob crescente pressão dos EUA para aumentar a ajuda. As Nações Unidas já criticaram duramente a decisão de Israel.
A proposta foi aprovada por 92-10 e seguiu-se a um aceso debate entre os apoiantes da lei e os seus opositores, que são na maioria membros de partidos parlamentares árabes.
Um segundo projeto de lei que cortava os laços diplomáticos com a UNRWA estava também a ser votado na segunda-feira.
No seu conjunto, estes projetos de lei representariam um novo ponto baixo nas relações entre o estado israelita e a UNRWA, que Israel acusa de manter laços estreitos com os militantes do Hamas. As alterações constituiriam também um rude golpe para a agência e para os palestinianos de Gaza, que passaram a depender da sua ajuda ao longo de mais de um ano de guerra devastadora.
Mais de 1,9 milhões de palestinianos estão deslocados das suas casas e Gaza enfrenta uma escassez generalizada de alimentos, água e medicamentos.
Tudo que virou notícia você confere aqui no Radar 364, Seu novo Portal de Notícias.
➡️ Siga Nosso Canal No WhatsApp