
Mais de 1,45 mi de famílias passaram a ter dívidas nos últimos anos
29% das famílias ouvidas relataram ter contas em atraso
Um estudo da FecomercioSP revelou que 77% das famílias brasileiras possuem dívidas, com um aumento de 1,45 milhão nos últimos dois anos. A pesquisa foi realizada com 18 mil famílias em 27 capitais, destacando o Sudeste como a região com mais endividados.
Capitais como Porto Alegre e Vitória têm 91% de famílias endividadas, seguidas por Belo Horizonte, Boa Vista, Curitiba e Fortaleza. Em contrapartida, Campo Grande e Salvador apresentam percentuais menores, com 66% e 69%, respectivamente.
O relatório da FecomercioSP aponta que as diferenças entre as capitais estão relacionadas às condições macroeconômicas, como inflação, juros e renda familiar. O aumento do endividamento aumenta o risco de inadimplência, especialmente com juros altos e inflação em alta.
A instituição destaca a importância de equilibrar o incentivo ao consumo com medidas de proteção financeira, principalmente para famílias vulneráveis.
O economista Fábio Pina prevê uma desaceleração gradual da economia no próximo ano, permitindo ajustes no setor privado e governamental para lidar com a situação.
Tudo que virou notícia você confere aqui no Radar 364, Seu novo Portal de Notícias.
➡️ Siga Nosso Canal No WhatsApp