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Moda brasileira é destaque em desfile em Portugal
O evento reuniu criações de diversas marcas nacionais durante a terceira edição do Chocolate Festival
A terceira edição do Chocolate Festival em Portugal destacou a moda brasileira com um desfile que reuniu diversas marcas nacionais. Estampas de cacau estiveram presentes em camisas masculinas da grife Belém Andrade, do Pará, que também apresentou peças artesanais, moda praia, fitness, joias e acessórios.
O evento contou com coleções de marcas como Blue Man, Lalibela, My Basic, Nós de Crochê, Pétalas, Paola Bernardi, Filé de Alagoas e Morada, que fazem parte da Casa Brasiliana, um hub de produtos brasileiros no World of Wine em Portugal.
A curadora Balbina Alves enfatizou a importância de conectar os empreendedores brasileiros ao mercado europeu e destacou a produção com respeito e sustentabilidade no conceito de slow fashion. O objetivo do evento, segundo o idealizador Marco Lessa, é ampliar a visibilidade das marcas brasileiras e facilitar a exportação de produtos para a Europa. Além da moda, o Chocolate Festival ofereceu workshops, palestras, rodadas de negócios, showcooking com receitas de chocolate, esculturas de chocolate e degustações.
Lessa estimou que os negócios fechados durante o festival movimentem entre 500 mil e 1 milhão de euros, fortalecendo diversas cadeias produtivas brasileiras. A conexão com o mercado europeu é crucial, já que a Europa representa metade da produção e consumo mundial de chocolate.
A expectativa é que essa conexão gere bons negócios para as marcas brasileiras e mostre o potencial do Brasil no mundo da moda e do chocolate.
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