• Justiça  •  16/09/2025  •  2 dias atrás

8 DE JANEIRO

Moraes determina que mulher que escreveu "Perdeu, mané" em estátua cumpra pena de 14 anos em casa

Condenada pelos atos de 8 de janeiro, Débora Rodrigues dos Santos usará tornozeleira eletrônica e está proibida de usar redes sociais; defesa já pede progressão de regime

Moraes determina que mulher que escreveu
Débora Rodrigues dos Santos • Reprodução/STF

Da Redação

A cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, condenada a 14 anos de prisão por sua participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, cumprirá a pena em regime domiciliar. A decisão é do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Débora ficou nacionalmente conhecida por ter escrito com batom a frase "Perdeu, mané" na estátua da Justiça.

Mãe de Duas Crianças Menores de 12 Anos

A decisão de Moraes atende a um pedido da defesa, que argumentou que Débora é mãe de duas crianças menores de 12 anos. Ela já estava em prisão domiciliar de forma preventiva desde março deste ano, após passar dois anos em um presídio comum. Com o fim dos recursos e o caso transitado em julgado, a prisão domiciliar se torna agora o regime de cumprimento definitivo de sua pena. O tempo já cumprido será abatido do total de 14 anos.

As Medidas Cautelares e o Futuro da Pena

O cumprimento da pena em casa, no entanto, vem acompanhado de uma série de regras rígidas, que incluem:

  • Uso de tornozeleira eletrônica;

  • Proibição de usar redes sociais e de conceder entrevistas;

  • Proibição de receber visitas sem autorização prévia do STF, com exceção de familiares diretos e advogados.

A defesa da cabeleireira informou que já entrou com um pedido de progressão para o regime semiaberto. Pela lei, ela só terá direito ao benefício após cumprir 25% da pena, o que equivale a 3 anos e 6 meses. Até agora, ela cumpriu 2 anos e 6 meses. "Aguardamos a análise do meritório pedido, fundamentado no cálculo de execução penal e no período em que a Sra. Débora já cumpriu prisão preventiva, que será computado para fins de detração”, afirmaram os advogados em nota.


Tudo que virou notícia você confere aqui no Radar 364, Seu novo Portal de Notícias.
➡️ Siga Nosso Canal No WhatsApp