Colunas e Blogs


  • Saúde  •  17/09/2024  •  6 meses atrás
Perda de Peso x Emagrecimento

Perda de Peso x Emagrecimento

É comum se confundir quando falamos em perda de peso e emagrecimento

Atualmente, observamos que devido a muita demanda de trabalho, o stress e ansiedade tem se elevado em grande escala. Não podemos nos esquecer do sedentarismo, que caracteriza boa parte da população, aumentando os índices de sobrepeso e obesidade. 

Emagrecer sempre esteve em alta, porém nunca deixou de ser um desafio.  É comum se confundir quando falamos em perda de peso e emagrecimento. Então começamos esclarecendo esses termos: 

Perda de peso
1 - O que é: 
Apenas diminuição do número da balança. Este numero é a somatória de tudo que constituem o corpo: água, ossos, sangue, gordura, órgãos, massa muscular, etc. 

2 - Como ocorre: 
Ocorre geralmente ao ter um consumo calórico menor, um gasto energético maior, ou associação de ambos;
Ou quando recorre a medicamento dietético promovendo essa perda de peso rápida e não saudável, dietas extremamente restritivas e insustentáveis;
Uso de diuréticos. Colabora para a perda de água corporal, diminuindo peso na balança.
Alguma comorbidade ou sensibilidade ainda não descoberta, fazendo com que os números na balança caiam sem motivo aparente;

3 - Resultado:

  • Queda brusca de massa muscular (Músculo no corpo não é mais sinal de beleza somente, e sim de saúde);
  • Chances altíssimas de reganho futuro de peso, dificultando a perca. Famoso efeito sanfona;
  • Desregulação hormonal
  • Problemas de saúde a longo prazo.

Emagrecimento: 
1 - O que é: 
Perda da porcentagem de gordura corporal, preservando ou aumentando a massa muscular simultaneamente.

2 - Como ocorre: 
Ao ter uma dieta equilibrada e personalizada para cada condição individual, respeitando alergias, sensibilidades e/ou comorbidades. Atuando nas vias metabólicas do tecido adiposo;
Dieta essa que se camufla na rotina, compondo um estilo de vida saudável;
Uma das maneiras que ocorre emagrecimento é maneira lenta, gradual e consistente, respeitando a perda de gordura e aumento da massa muscular ao mesmo tempo.

3 - Resultado:

  • Redução de peso na balança, e a maioria é a gordura corporal, menor parte é massa muscular;
  • Diminui o risco de doenças cardiovasculares, diabete tipo 2 e outras condições de saúde relacionadas à obesidade;
  • Aumento de massa muscular, promovendo a saúde física e mental;
  • Aumento de autoestima, disposição, condição física;
  • Regulação hormonal;
  • Criação de novos hábitos saudáveis, educando a mente para que mesmo quando não estiver fazendo uma “dieta”, e seguindo os hábitos instaurados anteriormente, o corpo se mantenha perdendo gordura e conservando massa magra;

A Importância de uma Abordagem Saudável
A diferença contrastante entre perda de peso e emagrecimento, como vimos logo a cima, está na composição da massa perdida. 

O alvo na perda de peso pode levar a práticas insustentáveis, como dietas com muita restrição desnecessária ou perda de peso a curto prazo por meio de métodos não saudáveis e não benéficos ao corpo, como o uso de medicamos dietéticas sem prescrição medica e acompanhamento profissional da área.

Por outro lado, o emagrecimento se descreve em gerar mudanças no estilo de vida de maneira sustentável, mudanças reais e efetivas, como uma alimentação balanceada e exercícios físicos regulares, para alcançar um equilíbrio na composição corporal. 

O equilíbrio também chega nas demais áreas da vida, pois o processo de emagrecimento saudável, ensina ser resiliente nos momentos difíceis, paciente para passar pelo processo e maduro na escolha alimentar, como meio de valorização do trabalho obtido até o momento. 

Antes de iniciar qualquer programa de perda de peso ou emagrecimento, consulte um profissional de saúde para obter orientações personalizadas e seguras.


Tudo que virou notícia você confere aqui no Radar 364, Seu novo Portal de Notícias.
➡️ Siga Nosso Canal No WhatsApp