
PF deflagra operação contra fraudadores da Previdência Social
Fraudes somam mais de R$ 8,7 milhões
A Polícia Federal deflagrou a Operação Estelião II para desmantelar uma associação criminosa envolvida na prática de fraudes em benefícios previdenciários em vários municípios do Rio de Janeiro.
Foram cumpridos mandados de prisão, busca e apreensão, além de afastamentos de função pública em Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Armação dos Búzios, Belford Roxo, Duque de Caxias e Rio de Janeiro.
Esta é a segunda fase da operação, iniciada em dezembro de 2023, que resultou na apreensão de documentos falsos, cartões bancários e benefícios fraudulentos, causando um prejuízo de R$8.710.000 aos cofres públicos.
A investigação identificou 27 benefícios fraudulentos obtidos em 2010, com a participação de gerentes bancários, servidor do INSS, despachante e outras pessoas envolvidas na fraude.
Além das medidas de prisão e busca, a Justiça determinou o bloqueio de bens e o sequestro de 11 imóveis dos investigados, no valor equivalente ao prejuízo causado.
Os acusados responderão por associação criminosa, estelionato previdenciário, falsidade de documento público e lavagem de dinheiro, com penas que podem ultrapassar 26 anos de prisão, além de outros crimes que podem surgir durante a investigação.
A operação recebeu apoio do Núcleo Regional de Inteligência da Previdência Social e da Unidade de Inteligência da Delegacia de Repressão aos Crimes Fazendários da PF no Rio de Janeiro.
O nome da operação faz referência ao lagarto Estelião, conhecido pela capacidade de mudar de cor para enganar seus inimigos, assim como os fraudadores faziam para cometer os delitos.
Tudo que virou notícia você confere aqui no Radar 364, Seu novo Portal de Notícias.
➡️ Siga Nosso Canal No WhatsApp