• Saúde  •  10/09/2024  •  6 meses atrás
Placebo ajuda mesmo quando paciente sabe que é falso, apontam estudos

Placebo ajuda mesmo quando paciente sabe que é falso, apontam estudos

Estudos indicam que comprimidos sem ingredientes ativos podem surtir efeito, mesmo quando os pacientes sabem que estão tomando placebo

A palavra “placebo” refere-se a um medicamento sem ingredientes ativos, terapia falsa ou operação falsa. Um estudo recente da Universidade Estadual de Michigan mostrou que placebos conscientes podem aliviar o estresse, ansiedade e depressão. O efeito placebo é baseado nas expectativas positivas das pessoas em relação ao tratamento, não sendo atribuído ao próprio placebo em si. Estudos mostram que os placebos de rótulo aberto podem melhorar sintomas, apesar de os pacientes saberem que não estão recebendo um tratamento eficaz. A homeopatia, por outro lado, é descrita como sem sentido e contraditória ao conhecimento científico.

Os resultados do tratamento com placebo de rótulo aberto podem ser observados em nível neurobiológico, com alterações na atividade cerebral em áreas relacionadas à dor e à depressão. Esses resultados foram demonstrados em estudos conduzidos pela professora Ulrike Bingel. Ela enfatiza que aproveitar as expectativas associadas aos placebos pode fortalecer os tratamentos reais e tornar os medicamentos mais eficazes e tolerados.

No futuro, os placebos conscientes podem ser considerados como uma opção de tratamento médico quando não houver outras alternativas disponíveis. Além disso, a pesquisa nessa área pode trazer um potencial significativo para melhorar a eficácia e a tolerância de medicamentos por meio da compreensão e uso dos processos psicológicos envolvidos.

 


Tudo que virou notícia você confere aqui no Radar 364, Seu novo Portal de Notícias.
➡️ Siga Nosso Canal No WhatsApp