• Rondonópolis  •  08/07/2025  •  1 mês atrás

COMPANHIA FALIDA

Prefeito comunica inviabilidade da CODER e propõe alternativa para trabalhadores

Em reunião com funcionários, Cláudio Ferreira expôs dívida de R$ 260 milhões herdada de gestões passadas e garantiu o pagamento dos direitos trabalhistas

Prefeito comunica inviabilidade da CODER e propõe alternativa para trabalhadores
Foto:Ednilson Aguiar-Gcom

Da Redação

O futuro da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (CODER) foi selado nesta segunda-feira (7). Em uma reunião tensa com os trabalhadores na sede da empresa, o prefeito Cláudio Ferreira anunciou que a companhia, afundada em uma dívida de mais de R$ 260 milhões, é financeiramente inviável e entrará em processo de liquidação.

"A CODER Está Falida", Afirma Prefeito

Durante a conversa, o prefeito atribuiu a situação caótica da empresa à "atuação irresponsável dos antigos gestores". Ele explicou que a dívida milionária impede a CODER de obter certidões negativas e, consequentemente, de firmar novos contratos com a própria prefeitura, tornando sua existência insustentável.

"Onde estavam os defensores da CODER quando o FGTS dos trabalhadores estava sendo roubado, quando seus direitos estavam sendo negados?", questionou Ferreira, posicionando a si mesmo e aos funcionários como vítimas da má gestão passada.

Garantia de Direitos e Alternativa com Cooperativa

Apesar do anúncio do fechamento, o prefeito apresentou uma solução para os trabalhadores. Ele garantiu que a Prefeitura irá assumir todo o passivo trabalhista da empresa. "Ninguém vai ter o seu direito negado, e ninguém vai receber em precatório", assegurou.

Como alternativa de trabalho, Cláudio Ferreira propôs a criação de uma cooperativa, com o apoio do município, para absorver a mão de obra e continuar prestando serviços para a cidade, citando como exemplo um modelo semelhante que já funciona com o Sanear. A proposta gerou reações mistas, com uma minoria de trabalhadores hostilizando o prefeito, que defendeu a medida como a única saída responsável para a crise.


Tudo que virou notícia você confere aqui no Radar 364, Seu novo Portal de Notícias.
➡️ Siga Nosso Canal No WhatsApp