• Meio Ambiente  •  15/09/2024  •  6 meses atrás
SEMA autoriza podas em árvores que configura como crime ambiental

SEMA autoriza podas em árvores que configura como crime ambiental

O GRUPO SombreAR têm mostrado a sua indignação com as podas excessivas em Rondonópolis

Neste mês dedicado ao Dia da Árvore, uma escola na região central da cidade, com a autorização da SEMMA, órgão que deveria coibir a prática de crime ambiental, faz uma devassa nas árvores tanto na parte externa como interna da referida unidade escolar. 

Seria ideal que fosse de conhecimento de todos que as podas drásticas realizadas nas árvores, na maioria das vezes leva a destruição total delas, porque ela implica na redução da área foliar, colocando em causa o equilíbrio entre a copa da árvore e o sistema radicular, diminuindo a capacidade que a árvore tem para se alimentar através da fotossíntese e através da absorção de nutrientes via raízes. 

Ao deparar com essa prática realizada nesse estabelecimento de ensino, local este em que deveria estar fornecendo a instrução e exemplos para que jovens se transformassem em futuros defensores da natureza, as ambientalistas buscam através dos meios de comunicação  levar ao conhecimento de toda população  o quanto é necessário zelar por uma  educação ambiental para que  todos os munícipes possam construir valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes, voltados a conservação do meio ambiente do qual é o principal ator, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. 

Bem como, a importância da atuação de professores e estudantes nos projetos ambientais e nas ações que ajudam a consolidar essa estrada do conhecimento, que desperta em cada um o amor incondicional pela natureza. Natureza esta hoje, tão sofrida pela ação do homem e que em sua defesa e revolta, leva ao mesmo que a destrói, a receber de volta em forma de calamidades como incêndios, tormentas, mudanças de temperaturas, etc. 

Rondonópolis alcança o índice de mais de 40 graus e a importância de termos uma cidade verde, onde a arborização possa amenizar um pouco o nosso clima é primordial e deveria ser a meta principal de um órgão protetor do meio ambiente. Então perguntamos a quem recorrer? Diante da irracionalidade no uso do meio ambiente, acreditamos que a escola é o local adequado para essa tarefa de tomada de consciência da existência dos problemas ambientais, a começar ao seu redor. 

Esperamos que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente possa no futuro ser realmente o órgão protetor e fiscalizador atento a atos como estes e que, se eles forem imprescindíveis, que tenham orientações baseadas nas leis ambientais. Que este estabelecimento de ensino neste mês de setembro, no Dia da Árvore, possa realizar atos de plantios, em locais que possam no futuro oferecer sombra e amenizar o calor que assola a nossa cidade.
Grupo SombreAR. 


Tudo que virou notícia você confere aqui no Radar 364, Seu novo Portal de Notícias.
➡️ Siga Nosso Canal No WhatsApp