
Sete a cada dez estudantes usam IA na rotina de estudos
Pesquisa da Abmes ouviu 300 estudantes das cinco regiões do país
Sete em cada dez estudantes universitários ou interessados em cursar uma faculdade utilizam ferramentas de inteligência artificial (IA) regularmente em seus estudos, sendo que 80% conhecem as principais ferramentas, como ChatGPT e Gemini. Esses dados foram obtidos na pesquisa Inteligência Artificial na Educação Superior, realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes) em parceria com a Educa Insights. Dos entrevistados, 29% utilizam essas ferramentas diariamente e 42% semanalmente, totalizando 71% que fazem uso frequente da IA.
A pesquisa foi realizada em julho de 2024 com 300 estudantes universitários e interessados em uma graduação, entre 17 e 50 anos, de todas as regiões do Brasil. Comparado com um levantamento anterior de 2023, houve um aumento de 11 pontos percentuais na familiaridade com ferramentas de IA e de 18 pontos percentuais no uso frequente dessas tecnologias.
Os benefícios mais citados pelos participantes incluem a capacidade de aprender a qualquer momento e lugar, acesso a informações atualizadas e variadas e melhora na eficiência e rapidez na resolução de questões acadêmicas. Já os desafios apontados são a falta de interação humana, a dependência excessiva em tecnologias que podem falhar e a possibilidade de erros nas avaliações feitas por IA.
Quanto à substituição de professores por IA, 84% dos entrevistados consideram que a tecnologia poderá parcialmente substituir a atuação dos docentes, seja na preparação de aulas ou na correção de trabalhos. No entanto, apenas 14% acreditam que serão totalmente substituídos por máquinas em suas profissões. A maioria dos participantes considera importante que as instituições de ensino superior invistam em IA e incorporem essas ferramentas no ensino.
Tudo que virou notícia você confere aqui no Radar 364, Seu novo Portal de Notícias.
➡️ Siga Nosso Canal No WhatsApp