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Vendas e setor de serviços desaceleram e enfrentam desafios em Mato Grosso
Comércio e serviços em Mato Grosso enfrentam desafios econômicos, mas apostam em inovação e sazonalidade para recuperação
O comércio e o setor de serviços em Mato Grosso registraram uma desaceleração no ritmo de vendas em 2024, especialmente no segundo semestre. A redução da confiança do consumidor, o impacto de fatores econômicos como inflação e altos juros, além de mudanças no comportamento de consumo, são apontados como os principais fatores por especialistas.
De acordo com dados do IBGE, as vendas do comércio varejista seguem crescendo em Mato Grosso, mas a um ritmo menor do que o observado no início do ano. No primeiro bimestre, o avanço chegou a 12,8% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Já no acumulado de janeiro a setembro de 2024, na comparação com o mesmo período de 2023, o avanço foi de 3,5%. Isso mostra uma desaceleração das vendas do setor. O comércio varejista desconsidera as vendas de segmentos específicos, como o de veículos e materiais para construção. Considerando o conjunto de todas as atividades comerciais, houve um recuo de 0,2% no acumulado do ano.
O setor de serviços acumula queda de 9,6% no ano (ante um avanço de 2,9% na média nacional) e, com a importância desse setor para a economia local, o indicador reforça a perspectiva de desaceleração da economia de Mato Grosso. “Depois de anos sustentando um crescimento acima da média nacional, a economia local sofre os impactos da queda da produção agrícola, afetada por adversidades climáticas”, avalia o presidente da Federação das CDLs Mato Grosso, David Pintor.
No varejo, a desaceleração foi mais evidente em segmentos de bens não essenciais, como vestuário e eletrodomésticos. O setor de serviços, que vinha crescendo em áreas como turismo e alimentação fora do lar, também sentiu os efeitos, especialmente com uma redução na demanda doméstica. Contudo, setores ligados ao agronegócio mantiveram uma performance estável, beneficiados pelo papel do estado como líder nacional nesse segmento.
Embora as vendas tenham desacelerado em algumas áreas, iniciativas como promoções sazonais e campanhas de final de ano geram otimismo para um fechamento mais positivo de 2024. O uso de plataformas digitais também continua em alta, sendo uma ferramenta essencial para pequenos e médios empresários ampliarem seu alcance e aumentarem suas vendas.
Essa conjuntura reforça a necessidade de estratégias inovadoras, como maior presença online e campanhas personalizadas, para enfrentar o cenário competitivo e superar os desafios econômicos do momento.
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